Conceito de Escopo

Disclaimer: os conceitos definidos neste blog retratam a opinião do autor.  É fortemente recomendada a consulta do Glossário do PMBOK produzido pelo PMI.

Escopo é a SOMA dos produtos, serviços e resultados gerados por um PROJETO.

 

Como diria o Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite, em inglês “Scope”, em latim “Escopu”, em grego “Skopós” que significa alvo, ou seja, o que espera-se atingir.

Além da definição geral citada acima, é preciso atentar para uma sutil diferença entre Escopo do Projeto e Escopo do Produto:

a) Escopo do Projeto (Project Scope): “O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.” 
O foco está no trabalho, ou melhor, nas atividades necessárias para se atingir o objetivo. 

b) Escopo do Produto (Product Scope): “As características e funções que caracterizam um produto, serviço ou resultado.” 
O foco está no fruto do trabalho: produto, serviço ou resultado.

 

Exercícios para fixar o conceito de escopo:
(obs.: as respostas em vermelho apenas ilustram algumas respostas possíveis… existem outras respostas válidas)
(obs2.: procure responder mentalmente antes de ler as respostas em vermelho) 

1.  Você foi chamado para gerenciar um projeto cujo objetivo é a construção de uma ponte sobre o rio Itamambuca, que ficará situada em uma região preservada da mata atlântica.
a) Qual é o escopo deste projeto ? construção da ponte, englobando todas as atividades necessárias para esta construção.
b) Qual é o escopo do produto ? Ponte sobre o rio Itamambuca asfaltadailuminada e com circuito de TV.
c) O que poderíamos dizer que está fora do escopo do projeto ? retirada de entulhos e detritos. O reflorestamento da área afetada pela obra.
d) O que poderíamos dizer que está fora do escopo do produto ? Uma calçada para passagem de pedestres, um depósito de materiais sob a ponte, asinalização de trafego.

2.  Você foi chamado para gerenciar um projeto de redução do tempo médio de atendimento de uma importante companhia de telefonia celular.
a) Qual é o escopo deste projeto ? Diagnóstico do cenário atual, elaboração da solução, implementação da solução, aperfeiçoamento da solução.
b) Qual é o escopo do produto do projeto ? Redução no tempo médio de atendimento.
c) O que poderíamos dizer que está fora do escopo do projeto ? Avaliação dos colaboradores que atuam no atendimento. Treinamento dos colaboradores em técnicas de otimização de processos.
d) O que poderíamos dizer que está fora do escopo do produto ? Aumento do percentual de problemas resolvidos no primeiro atendimento. Melhoria no índice de satisfação dos clientes.

3.  Você está realizando um projeto com o objetivo de viajar do Brasil até o Alasca de moto.
a) Qual é o escopo deste projeto ? Viajar de moto pelo continente americano, saindo do Brasil e chegando ao Alaska, buscando aprender sobre os aspectos políticos, econômicos, sócio-culturais e geográficos de cada país visitado.
b) Qual é o escopo do produto do projeto ? Aumento da compreensão sobre a vida no continente americano nos aspectos políticos, econômicos, sócio-culturais e geográficos. Auto-realização. Reavaliação do “eu” comparando com a nova imagem do outro gerada pelo acúmulo de experiências. Auto-conhecimento.
c) O que poderíamos dizer que está fora do escopo do projeto ? Viajar de avião, carro ou barco. Visitar países fora do continente americano. Criação de um blog durante a viagem. Coleta de evidências através de fotos e documentos durante o trajeto.
d) O que poderíamos dizer que está fora do escopo do produto (resultados) ? Obter retornos financeiros. Aparecer no Fantástico. Melhorar a fluência em espanhol.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: