Conceitos – Fases x Grupos de Processos de Gerenciamento

Disclaimer: os conceitos definidos neste blog retratam a opinião do autor.  É fortemente recomendada a consulta do Glossário do PMBOK produzido pelo PMI.

É muito comum confundir o conceito de FASES DO PROJETO com o conceito de GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DO PROJETO.

Veja abaixo algumas definições importantes, extraídas do glossário do PMPBOK:

Fase do projeto / Project Phase. Um conjunto de atividades do projeto* relacionadas de forma lógica que geralmente culminam com o término de uma entrega importante. Na maioria dos casos, as fases do projeto (também chamadas de fases) são terminadas seqüencialmente, mas podem se sobrepor em algumas situações do projeto. As fases podem ser subdivididas em subfases e depois em componentes; se o projeto ou parte do projeto estiverem divididos em fases, essa hierarquia fará parte da estrutura analítica do projeto. Uma fase do projeto é um componente do ciclo de vida do projeto. Uma fase do projeto não é um grupo de processos de gerenciamento de projetos*.

 


Grupo de processos de gerenciamento de projetos / Project Management Process Group. Um agrupamento lógico dos processos de gerenciamento de projetos descritos no Guia do PMBOK®. Os grupos de processos de gerenciamento de projetos incluem processos de iniciação, processos de planejamento, processos de execução, processos de monitoramento e controle e processos de encerramento. Em conjunto, esses cinco grupos são necessários para qualquer projeto, possuem claras dependências internas e devem ser realizados na mesma seqüência em cada projeto, independentemente da área de aplicação ou das especificações do ciclo de vida do projeto aplicado.  Os grupos de processos de gerenciamento de projetos não são fases do projeto.


Ciclo de vida do projeto / Project Life Cycle. Um conjunto de fases do projeto, geralmente em ordem seqüencial, cujos nomes e quantidades são determinados pelas necessidades de controle da organização ou organizações envolvidas no projeto. Um ciclo de vida pode ser documentado com uma METODOLOGIA.


O ciclo de vida de um projeto geralmente está ligado ao tipo de produto, serviço ou resultado que este projeto irá produzir.  Veja alguns exemplos de ciclo de vida na tabela abaixo:

a) Criação de um software
Ciclo de vida (fases): Levantamento de requisitos / Análise / Modelagem / Codificação / Testes / Implementação

b) Construção de uma casa
Ciclo de vida (fases): Terraplanagem e preparação do terreno / Fundações / Construção da estrutura (paredes, lajes e telhado) /  Instalação das infraestruturas (canalizações, instalações eléctricas etc.) / Acabamentos (chão, paredes, madeiras, caixilharias, equipamentos – cozinhas, casas de banho, etc.) / Licença de habitação

c) Aumentar marketshare de um produto
Ciclo de vida (fases): Diagnóstico / Criação da estratégia / Implantação da estratégia / Medição dos resultados

Perceba que para cada tipo de projeto, podemos ter um ciclo de vida diferente.  Na verdade, para um mesmo tipo de projeto (ex.: criação de um software) é comum vermos empresas utilizando ciclos de vida de projeto completamente diferentes.


Vamos tomar como caso de estudo, o exemplo do projeto para aumentar o 
marketshare de um produto.  Para este caso, temos as seguintes fases:
Diagnóstico >> Criação da estratégia >> Implantação da estratégia >> Medição dos resultados

Estas são as fases do projeto.  E quais seriam os Grupos de Processo de Gerenciamento deste Projeto ?

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projeto

Sabemos que de acordo com o PMBOK temos 5 grupos de processos de gerenciamento de projeto, conforme pode ser visto na figura abaixo:


Figura: Grupos de processos de gerenciamento de projetos

Repare na figura abaixo, o intenso nível de interação existente entre os diferentes grupos de processos de gerenciamento. Se for tirada uma foto em qualquer instante de tempo do projeto, poderá ser observado que existem processos de gerenciamento pertencentes a grupos de processos de gerenciamento direrentes (ex,: planejamento, execução, monitoramento e controle) sendo executados simultaneamente. Esta característica ajuda a tornar o dia-a-dia do gerente de projetos fascinante e cheio de desafios. 


Figura: Interação dos grupos de processos de gerenciamento do projeto
 

Mas como os grupos de processos de gerenciamento de projetos se relacionam com as fases do projeto ?
Este relacionamento pode ser feito de várias maneiras.

Post relacionado: https://pmpdigital.wordpress.com/2009/06/02/exemplo-de-fases-x-grupos-de-processos-em-um-projeto-de-web/

3 comments so far

  1. Anônimo on

    Na definição de “fase do projeto” no glossário do PMBOK, não há: “As fases podem ser subdivididas em subfases e depois em componentes; se o projeto ou parte do projeto estiverem divididos em fases, essa hierarquia fará parte da estrutura analítica do projeto”. Além disso, trata-se de uma afirmação equivocada.

  2. jose.euclides@dataprev.gov.br on

    Fases não podem ser sobrepostas, senão NÃO são fases! Pode chamar de outras coisas, subfases,… A fase indica ordem cronológica, ou seja, não pode voltar –> não pode ser sobreposta!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: