Metodologia de Projeto de Marketing Digital – Parte 2

Fase: Estratégia

A fase Estratégia é a primeira e a mais importante de um projeto de marketing digital, porém é comum ela não ser tratada desta forma, disperdiçando boa parte do investimento do cliente.  Esta fase será a responsável por analisar as necessidades do cliente, os mercados e suas oportunidades para poder traçar uma rota segura rumo aos resultados almejados.  Veja abaixo os principais processos desta fase:

a) Ouvir o cliente

Entregáveis:  brief (PPT ou PDF)
Briefing, entrevistas, visitas, etc esta etapa consiste em acumular conhecimento sobre o negócio e as necessidades do cliente.

b) Entender o mercado

Entregáveis: análise mercadológica (PPT ou PDF)
A pesquisa do mercado dará ênfase, mas não se restringirá ao ambiente digital, para entender o comportamento das pessoas frente ao produto ou serviço do cliente.

c) Criar a estratégia digital

Entregáveis: estratégia formulada (PPT ou PDF)
O objetivo da estratégia é unir os pontos (join the dots) cliente e mercado.  A estratégia digital será desdobrada em um conjunto de ações que poderá ser desenvolvido para obter um determinado resultado de negócio.

d) Escolher as ações

Entregáveis: listagem de ações escolhidas (PPF ou PDF)
Diversas ações poderão ser sugeridas pela estratégia digital, mas o tempo e/ou o dinheiro poderão limitar o número de ações que serão implementadas de fato.  Por isto, é fundamental que o cliente escolha as ações que de fato deverão ser implementadas.

d) Gerenciamento do projeto

Entregáveis: project charter (PPT ou PDF), declaração de escopo preliminar (XLS)
A criação da project charter tem o objetivo de formalizar o início do projeto, e atribuir o gerente do projeto.
Durante a fase de estratégia, uma declaração preliminar de escopo também deve ser desenvolvida documentando os objetivos do projeto, os critérios de aceitação, os limites do projeto, os requisitos do projeto, os entregáveis, as restrições, as premissas, a organização inicial, a definição inicial de riscos, o macro-cronograma, a WBS inicial e uma estimativa de custo.

A fase Estratégia corre em paralelo ao grupo de processos de gerenciamento de projeto Iniciação (vide o PMBOK).

No próximo POST, a Fase Tática será desenvolvida.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: