Metodologia de Projeto de Marketing Digital – Parte 3

Fase: Tática

A fase Tática consiste em desdobrar a estratégia em planos de ação, de acordo com a lista de ações escolhidas gerada na fase anterior.

Veja abaixo, alguns exemplos de ações:

  • Desenvolvimento de relacionamentos em redes sociais (Twitter e/ou Orkut e/ou Facebook e/ou Myspace e/ou outros);
  • Criação de hotsite;
  • Criação de website institucional;
  • Criação de website de ecommerce;
  • Investimento em Search Engine Marketing (SEM) – links patrocinados e/ou Search Engine Optimization (SEO);
  • Desenvolvimento de parcerias de negócio
  • Desenvolvimento de vídeos (youtube)
  • Criação de comunidades de fotos (flickr)
  • etc

a) Criar um plano para cada ação escolhida

Cada plano de ação deve ter vida própria e poder ter a sua execução terceirizada para especialistas.  O plano deve descrever em linhas gerais o que se espera atingir com uma determinada ação, e abaixo segue um roteiro com sugestões de tópicos que poderiam ser mencionados em cada plano de ação:

  • Definir as diretrizes e objetivos desta ação alinhados a estratégia digital
  • Definir os entregáveis do Setup da Operação
  • Definir requisitos mínimos
  • Definir a frequência da ação
  • Definir os “skills” necessários
  • Definir os recursos necessários
  • Criar plano de monitoramento da ação
  • Definir o sistema de indicadores que será utilizado (freq. de coleta, metas)
  • Benchmarking (citar e analisar principais referências)
  • ROI (estimar retorno esperado)
  • Identificar parceiros e colaboradores para operação
  • Estimar custo e prazo do Setup da Operação
  • Estimar custo operacional mensal

Entregáveis: plano de ação para cada ação escolhida (PPT ou PDF)

b) Criar o plano do projeto (project plan)

O plano do projeto deve integrar todos os planos de ação, proporcionando uma visão unificada do projeto, definindo com clareza as linhas de base de tempo, escopo, custo e qualidade esperadas.  Outros pontos que devem ser considerados: diretrizes para gerenciamento de risco, comunicações e aquisições.

Entregáveis: project plan (PPT ou PDF)

A fase Tática corre em paralelo ao grupo de processos de gerenciamento de projeto Planejamento (vide o PMBOK).

No próximo POST, a Fase Setup da Operação será desenvolvida.

1 comment so far

  1. Andre L.F.Brito on

    Muito bom, assunto muito bem abordado de forma inteligente e esclarecedora. Leitura obrigatória! Abraços.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: